sexta-feira, 18 de maio de 2012

O Manifesto Hacker


O Manifesto Hacker (também conhecido como The Hacker Manifesto, oficialmente com o nome de "The Conscience of a Hacker") é um pequeno ensaio, escrito em 8 de janeiro de 1986 por um hacker com o pseudónimo de "The Mentor" (nascido Loyd Blankenship). Ele foi escrito após a detenção do autor, e publicado pela primeira vez no underground ezine hacker Phrack.

É considerada uma pedra angular da cultura hacker, e dá alguns esclarecimentos sobre a psicologia de início dos hackers. É dito que isso moldou a opinião da comunidade hacker sobre si mesma e sua motivação. O Manifesto afirma que os "hackers" optam por hackear, porque é uma maneira pela qual eles aprendem, e porque muitas vezes são frustrados e entediados pelas limitações das normas da sociedade. Também expressa o Satori de um hacker percebendo seu potencial no domínio dos computadores.



O Manifesto age como um guia para hackers do mundo, especialmente os novos no campo. Ele serve como um fundamento ético à pirataria, e afirma que há um ponto que a pirataria substitui desejos egoístas para explorar ou prejudicar outras pessoas, e que a tecnologia deve ser usada para expandir nossos horizontes e tentar manter o mundo livre.

O artigo é citado no filme Hackers 1995, embora no filme ele está sendo lido na revista Hacker 2600, não o historicamente correto Phrack. Mentor recebe a atribuição de créditos do filme. O mesmo também é reproduzido no interior da caixa do CD do jogo Uplink.

Conheça o conteúdo do manifesto:

"Mais um foi pego hoje, está em todos os jornais. "Adolescente Preso em Escândalo de Crime de Computador", "Hacker preso depois que o banco foi adulterado"

Malditas crianças. Eles são todos iguais.

Mas você em sua psicologia de três ângulos e pensamento de 1950,alguma vez olhou através dos olhos de um hacker? Você já imaginou o que faz ele agir, quais forças o motivam, o que o tornou assim?

Eu sou um hacker entrando no meu mundo ...

O meu é um mundo que começa na escola ... Eu sou mais inteligente que a maioria das outras crianças, alem desta besteira que nos ensinam me chateia ...

Malditos fracassados. Eles são todos iguais.

No ensino médio e no ensino fundamental, eu ouvi os professores explicarem pela qüinquagésima vez como reduzir uma fração. Eu entendo isso. "Não, Sra. Smith, eu não mostrei o meu trabalho. Eu fiz isso na minha cabeça ..."

Maldito garoto. Provavelmente copiou. Eles são todos iguais.

Eu fiz uma descoberta hoje. Eu encontrei um computador. Espere um segundo, isso é legal. Ele faz o que eu quero. Se ele comete um erro, é porque eu estraguei isto. Não porque não gosta de mim ... Ou se sente ameaçado por mim ... Ou pensa que eu sou inteligente ... Ou não gosta de ensinar e não deveria estar aqui ...

Maldito garoto. Tudo que ele faz é jogar. Eles são todos iguais.

E então aconteceu ... uma porta aberta para um mundo ... correndo pela linha telefônica como heroína pelas veias de um viciado, uma pulsação eletrônica é enviada, um refúgio para a incompetência do dia-a-dia é procurado ... uma placa foi encontrada. "Este é ... este é o meu lugar ..."

Eu sei que todos aqui ... mesmo se eu nunca conheci eles, nunca conversei com eles, nunca pode ouvi-los novamente ... Sei que todos vocês ...

Maldito garoto. Amarrando-se a linha telefônica novamente. Eles são todos iguais ...

Pode apostar que somos todos iguais ... temos sido alimentados com colher de comida de bebê na escola quando nossa fome é de bife ... os pedaços de carne que você deixou passar foi pre-mastigado e sem gosto. Nós fomos dominados por sádicos ou ignorados pelo apático. Os poucos que tiveram algo a ensinar os alunos dispostos nos encontraram, mas esses poucos são como gotas de água no deserto.

Este é nosso mundo agora ... o mundo do elétron e do switch, a beleza do baud. Nós fazemos uso de um serviço já existente sem pagar por aquilo que poderia ser baratíssimo se não fosse usado por gulosos aproveitadores, e vocês nos chamam de criminosos. Nós exploramos ... e vocês nos chamam de criminosos. Nós buscamos por conhecimento ... e vocês nos chamam de criminosos. Nós existimos sem cor, sem nacionalidade, sem preconceito religioso ... e vocês nos chamam de criminosos. Você constrói bombas atômicas, vocês fazem guerras, você assassina, engana, e mentem para nós e tentam nos fazer acreditar que é para nosso próprio bem, contudo nós somos os criminosos.

Sim, eu sou um criminoso. Meu crime é a curiosidade. Meu crime é julgar as pessoas pelo que elas dizem e pensam, não como eles se parecem. Meu crime é ser mais inteligente que você, algo que você nunca vai me perdoar.

Eu sou um hacker, e este é meu manifesto. Você pode parar este indivíduo, mas você não pode parar todos nós ... afinal, somos todos iguais."


Fontes: Wikipédia e OGN

Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário