Porém, ao mesmo tempo, eles podem esconder diferentes ameaças, pois pessoas mal-intencionadas utilizam a proposta do encurtamento de endereços da web para esconder sites perigosos. Em outras situações, alguns “muy amigos” utilizam URLs disfarçadas para pregar peças e fazer com que uma vítima abra um endereço constrangedor em um ambiente inadequado.
Seja para questões de segurança ou para evitar cair na pegadinha de algum sacana, neste tutorial, você vai ver duas medidas muito simples para evitar sustos e perigos com um link encurtado. Portanto, fique ligado.
O site https://bitly.com/ ,é um dos mais famosos encurtadores de links existentes. O serviço substitui um endereço enorme por outro muito menor. Ele não exige cadastro, porém, uma vez registrado, você pode acompanhar estatísticas de acesso de um endereço criado com o site e ainda conferir o que outras pessoas estão comentando sobre ele.
O que nem todos sabem é que, quando se adiciona o sinal de “+” ao final de um link do bit.ly, ele não é aberto diretamente. Em vez disso, é acessada uma página repleta de informações, entre elas o endereço completo da página. Portanto, você pode conferir qualquer link do bit.ly que receber com uma ferramenta do próprio serviço.
E se não for bit.ly?
Claro que nem todo link encurtado da internet foi feito pelo bit.ly. Por isso, há várias ferramentas para que você confira a procedência de qualquer URL. Uma delas é o ULR X-ray, que, como o nome bem sugere, faz um “raio X” no endereço curto.
Uma vez que você acessa o URL X-ray, basta copiar o endereço em questão no campo designado e clicar em X-ray.
Fonte: Tec Mundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário